Para estrear com tudoo, eu entrevistei o fotógrafo Igor Barbosa( knox). Ele me falou muita coisa legal, genteee tem dica de poses para disfarçar certas imperfeições ;xx Tudo né? haha E ele levantou uma questão muito polêmica em relação a magreza das modelos...Vamos conferir!
1. Me fala um pouco da sua história profissional
Bem, minha história profissional na moda, começou meio que forçada! Eu era muito jovem, ou melhor, ainda mais jovem... E como já tinha em mente trabalhar com fotografia, estava disposto a topar todo tipo de trabalho que aparecesse. Um dos primeiros trabalhos foi em uma editora, nela era produzida uma revista de entretenimento onde um dos anunciantes era o Salão Mulher Cheirosa. Por muitas vezes, fui até lá, e acompanhei uns editoriais feitos pela queridíssima Roberta Braga, mas foi só depois do convite de fazer parte da equipe “Revista Mulher Cheirosa” que a paixão começou...
O início foi na primeira sessão para uma pauta de maquiagem, quando a modelo, Fernanda Campelo, estava pronta, a vi com cílios enormes, cheia de coisas no rosto e não conseguia entender tudo aquilo, foi só quando coloquei a câmera no rosto, pedi para ela olhar pra mim, que tudo aconteceu!! O fato de uma pessoa estar olhando para você através da câmera é uma sensação indescritível, ela funciona como um filtro e se realmente os olhos falam, a câmera consegue traduzir tudo para você.
Me apaixonei não apenas pela moda, mas sim pelas pessoas. Fotografar alguém que você consiga dizer algo sobre ela através do que foi retratado. A moda entra com seu glamour, tudo é perfeito, tudo é bonito, não tem como querer sair desse mundo. E ao poder fotografar alguém com esse objetivo você consegue encaixar seus sonhos, e mostrar na “sua perfeição”, o que aquilo é pra você.
2. Como aprendeu a fotografar?
“Todo mundo nasce fotografando!” Ouvi isso de um cara há um certo tempo... Temos olhos que conseguem enquadrar um espaço, e temos memórias para armazenar momentos... Então... A fotografia só torna tudo isso sólido. Minha mãe que o diga... Quando criança ela registrava tudo! Meu álbum de um ano se divide em: um ano e um mês... Um ano, um mês e dezessete dias...
O que me ajudou muito foi começar a fotografar com uma câmera semi-profissional, fui entendendo que se colocar isso maior, a foto vai ficar mais clara, se colocar esse número menor, vai ficar mais escura. Fui estudando pela internet, mais principalmente, olhando fotografias e convivendo ainda mais no meio. Aprendi a ler uma foto; saber de onde vem a luz, entender profundidade de campo e tudo isso você só consegue lendo bastante e claro, praticando. Depois de pelo menos quatro anos na fotografia, que fiz um curso no Estúdio HE (http://www.estudiohe.com.br/), indico (Y), que foi fundamental pra mim. Aprender/Estudar fotografia é como qualquer outro estudo, nunca é demais.
3. Quais os seus conselhos para quem tá começando no mundo da Moda
Não sei muito sobre dar conselhos, acho fotografia uma coisa muito particular, não existe um manual a se seguir, na moda, principalmente, vem muita da bagagem cultural que a pessoa carrega no meio em que convive e principalmente não ter preconceitos com nada, a mistura disso faz uma fotografia de moda, com isso se eu posso dar um conselho, seria: Tente falar através da sua fotografia, “vender” o que você viu pela câmera, olhe além do que seus olhos possam ver, existe sempre um detalhe a mais... E é esse detalhe que vai fazer a diferença.
4. Modelo preferida
A que você não precisa dizer nada! Ela sabe o que esta fazendo! É séria durante as fotos e simpática na hora do lanche. Tem nojo da lagoa e mergulha até o pescoço pela foto...
Modelo preferida é a que não é a “sobrinha do dono”, é aquela que lhe entende, sabe que no fim todo o trabalho, em conjunto, vai valer à pena!
5. Qual o melhor tipo de foto que você acha?
Retrato. Tipo:
-Ei, olha pra mim.
Olho no olho!
6. Qual o foi o teu melhor trabalho?
Gosto das minhas fotos, claro! Mas realmente acho que meu melhor trabalho ainda estar por vir... Até lá, vou treinando...
7. Qual o tipo de foto mais complicada?
Não acho que existe essa foto, “valeu bichão”. Mas é que você trabalha com algo que existe, LUZ! Mesmo não “vendo” você sabe que ela está lá... Se tiver que classificar uma foto complicada, seria em um quarto completamente escuro.
8. Poses para esconder falhas (pode ser qualquer uma)
Gosto de pedir para modelo olhar pra luz, isso faz com que não fique sombras em possíveis espinhas, manchas... Ajuda na pós-produção.
Em relação a corpo tem algumas poses legais, virar um pouco o rosto de lado para não ficar tão “redondo”, projetar o queixo um pouco pra frente faz com que o pescoço ganhe uma dimensão melhor, deixar sempre as mãos a mostra e braços relaxados (colocá-los encostados até mesmo no corpo, dar um volume nem sempre legal), dar um passo “fake” para as pernas não ficarem tão juntas e dar impressão que são uma coisa só, inspirar na hora da fotografia, além de “emagrecer”, dar um “ar” de charme a pessoa! Mas se você não se lembrar de nada na hora, peça pra ela ficar em pé, reta, com a mão na cintura, vai funcionar!
9. Qual o perfil ideal (em sua opinião) para uma modelo
Minha opinião (como profissional) é diferente do padrão, não gosto de magras quase mortas, mesmo porque elas são minorias no mercado consumidor, mas entendo que o fato da pessoa ser “magrinha” faz com que a roupa tenha um melhor caimento no corpo. Um perfil legal (em minha opinião) seria algo que muita gente chama de magra saudável, com busto, quadril e pernas, proporcionais ao conjunto, ter o rosto simétrico com menores imperfeições possíveis, olhos chamativos (isso não quer dizer que tenham que ser verdes, azuis...) e principalmente C-H-A-R-M-O-S-A, isso faz com que os outros requisitos sejam superficiais.
Até a blogueira já foi fotografada haha
@ig0rbarbosa
melhor é a minha foto! auiehuiae
ResponderExcluirBrigado pela oportunidade Edith, sucesso!!!!
Eu acho ele the best...um excelente profissional, que cada dia esta crescendo no mundo da moda. Ele e mto criativo e de uma educação inigualável .
ResponderExcluirIgooor! Nem preciso repetir que eu AMEI a sua entrevista, que eu fiquei babando com tudo o que você falou :D Você é um profissional muito bom! E falou muita coisa que todo mundo tinha curiosidade :D Beijãoo e obrigadaa ;@@@
ResponderExcluirE você hein érikaaa :D Tbm nem se falaaa! Quero fazer o Quem são eles com você também viu? Me aguardeee! ;@@@@@@@
ResponderExcluirEssa ideia de "Quem são eles" foi ótima, mesmo!
ResponderExcluirooow obrigadaaa!
ResponderExcluirCaramba, tbm a-mei a novidade e a entrevista com o Igor que eu ainda não conhecia! :D
ResponderExcluirQue bacana, Edith!
ResponderExcluirAchei bastante interessante este novo modo de interagir...
Já virei fã do Igor.
Beijossssssss
ahiahiahi Oww Fabii! Que bom que você gostooou! um beijão lindonaa
ResponderExcluirAdorei Edith,ele fala muuuito bem...adorei a nova tag ;)
ResponderExcluirbeijão
http://blogdajevasconcellos.blogspot.com/
Ficou muito bom. Dicas de fotos sempre são bom nos blogs.
ResponderExcluirlegal que o cara tem o mesmo nome e sobrenome que eu =D=
ResponderExcluir