sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Fashion Rio Inverno 2014 - Terceiro Dia


Terceiro dia de Fashion Rio e eu posso afirmar: hoje foi o meu dia preferido! Gente, tive o prazer de assistir os desfiles da 2ndFloor e Coven comentados por Maíra Nascimento (estilista da Maria Filó), Emy Michels (estilista da Animale), Joana Nolasco (empresária da Via Flores) e Camila Coutinho ( Garotas Estúpidas) no lounge do Sebrae. Na verdade, tudo serviu como uma aula, elas mandam muito bem e abordaram assuntos super interessantes como: lojas de multimarcas, jeans e couro, projeto de criação e os desfiles comentados.
Um dos assuntos que me chamou atenção, foi a questão do couro e do jeans. Elas consideram o jeans peça chave, essencial e indispensável. Ele permite uma grande variedade de cores e lavagens, modelagens e estilos (rasgados, detonados...). Em relação ao couro, consideram tão essencial quanto o jeans e virou matéria prima atemporal. O que antes era usado com mais frequência no inverno, o couro foi repaginado para ser usado em qualquer estação. Matéria prima favorita da Emy Michels, estilista da Animale.

A Joana , manda muito na parte de multimarcas, ela é dona da Via Flores, uma das maiores lojas de multimarcas do país. A Via Flores é conhecida por proporcionar oportunidades para novos estilistas venderem suas peças, mas Joana explicou bem como funciona e o que ela leva em consideração ao escolher uma marca para ser vendida em sua loja. Dois principais fatores: qualidade e tempo de entrega. O que Joana deixou bem claro, é que para você vender o seu produto para uma loja, você primeiro tem que se organizar e se estruturar, para o produto ter qualidade e você ter condições de fazer a entrega do pedido no tempo correto. Maíra e Emy, falaram também sobre a originalidade do produto, procurar uma identidade e não se basear somente nas tendências e no que todos estão vendendo. Emy falou sobre aproveitar a "brasilidade", temos muitos elementos bacanas aqui no Brasil que podem atrelar valor e originalidade as peças. Não necessariamente precisa ser tucanos, flores...A parte das rendas e outras matérias primas que poderão ser encontradas em várias regiões do país são ótimas opções.

Usaram como exemplo de originalidade a Farm, onde no começo, a mídia não mostrava a marca, então eles criaram a sua própria mídia, seu próprio marketing e essência. Mostra que a criatividade deixa a ação de marketing até mais barata. Outro assunto que me deixou mais animada, foi ouvir das meninas ( Maíra e Emy) essa desorganização nas temporadas. Quando menos esperamos, estamos no inverno preparando verão, ou ao contrário. Elas deixaram bem claro que não deixam isso interferir na identidade da marca, um estilista deve seguir a essência da marca e tentar deixar a mesma cada vez mais forte.

A Maíra é uma fofa! Super atenciosa haha Agora vamos para a parte dos desfiles. Começando pelo desfile da 2ndfloor. Eles resgataram essa parte de religião e moda, buscaram inspiração na cultura Amish (grupo religioso cristão dos EUA e Canadá). Foi nessa hora que as meninas focaram no jeans, pois ele é o principal produto da marca, onde fizeram uma mistura bacana com o neoprene. Além das estampas florais e sobreposições, as cores que predominaram nesse desfile foram o verde e o azul ; vermelho e rosa.

O outro desfile comentado foi o da Coven, que por sinal a Maíra explicou bem, pois já trabalhou na marca. Eu fiquei encantada com o desfile, pra mim foi o melhor da noite. Todas as peças são de tricô, isso já é bem marca registrada da Coven, só que o mais engraçado é que nenhuma das peças você realmente percebe que foram feitas de tricô, só se olhar bem de perto ou tocar. Eles incluiram tecnologias avançadas, mas não deixaram o trabalho manual de lado. A coleção foi trabalhada na ideia da memória, do passado...Algumas peças lembravam peças colegiais de antigamente. Vimos a presença de saias midi, gola rolê, tricô que parece jeans, franjas com brilho e silhuetas que lembram espinha de peixe. Foi o tipo de desfile que você fala: "Já acabou?"

Para encerrar a noite, assisti o desfile da TNG, esse não deu para assistir comentado, porque enfim tudo tem limites né haha As meninas também tinham o que fazer. Esse era o desfile mais esperado da noite e o mais lotado. Quem desfilou foi Danielle Winits, Marcello Antony e Thiago Fragoso. São três lindos haha Principalmente a Winits, deslumbrante. O desfile da grife foi bem punk rock, muitos spikes, couro, jaquetas perfecto, tachas, botas de couro...Jeans misturado com couro.

Hoje foi incrível, que pena que o Fashion Rio acaba amanhã. Beijos e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou? Quer saber de mais alguma coisa?